domingo, 5 de fevereiro de 2017

Resenha #1 - Estrela da Manhã (André Vianco)



Namastê, passageiros do mundo literário!!! Hoje eu trouxe para vocês a primeira resenha oficial aqui do blog \o/ E já começamos com uma obra de peso do querido André Vianco! Adquiri o Estrela da Manhã na Bienal Brasil do Livro de Brasília ano passado por um precinho daqueles de pular de alegria. 
Então vamos lá pra resenha! 


Obra: Estrela da Manhã 
Autor: André Vianco
Ano de lançamento: 2015
Editora: Giz Editorial (Selo Calíope)
Gênero: Terror
Rating do blog: 💛💛💛💛💛

Sinopse:


Rafael, um menino frágil e sensível, sofre a perseguição de um grupo de valentões na escola. Em casa, não encontra apoio da mãe relapsa nem do irmão mais velho. Perdido, tenta encontrar na internet, através da tela de seu smartphone, tutoriais de rituais para reencontrar seu pai morto. Ele acredita que somente algo vindo do além poderá ajudá-lo.
O menino é tão persistente que finalmente sua voz é ouvida do outro lado. No entanto, quem responde ao seu chamado não é o pai, mas uma entidade que promete protegê-lo de seus detratores durante sete dias. Rafael só quer ser protegido, por isso entrega à entidade a lista com os nomes dos que o aborreceram. Só quando a primeira pessoa de sua lista morre ele descobre que seu pesadelo está apenas começando.

************



Já pensou que bizarro você descobrir que no seu smartphone existe uma forma de se conectar com o lado oculto? É exatamente assim que a história a começa! Entramos no enredo através dos olhos do Rafael, um garoto de 12 anos cansado e desesperado de apanhar todos os dias do valentão da escola, cujo apelido sugestivo é Maguila! Já dá pra tirar uma ideia do tamanho da encrenca que o Rafa enfrenta diariamente. 


Acontece que o menino já não aguenta mais apanhar - e com razão! - e tenta de tudo pra conseguir a ajuda do pai, que morreu alguns anos antes. Na cabeça do Rafa, só o pai dele poderia ajudá-lo a sair daquela situação, já que nem a mãe e nem o irmão mais velho parecem estar ligando para o sofrimento dele. 

" - Se o meu pai tivesse vivo, ele não ia deixar nada disso acontecer comigo! - Rafael estava com os olhos vermelhos e pronto para chorar de novo. Inspirou fundo para segurar as lágrimas. Não queria chorar na frente de Renata. - Ele era forte, ele me ensinava caratê. Ele nunca ia deixar esses moleques..." (pág. 25)

É aí que entra em cena o tal do smartphone! No auge do seu desespero, o Rafa decide recorrer a um guardião que o protegesse da violência do Maguila. Sua amiga Renata sugere que ele procure um guarda-costas, mas acontece que isso custaria um bom dinheiro. Então ele decide pesquisar por outros serviços parecidos que fossem mais em conta para um pré-adolescente de 12 anos. E ele encontra um aplicativo que promete fazer isso: o Pé na Tumba! 
O que eu acho fantástico nas histórias do Vianco é essa maneira que ele tem de misturar tão majestosamente elementos do sombrio e do terror com os da vida cotidiana. Tudo fica ainda mais real! 
Continuando, o Rafa acessa o aplicativo e dá um jeito de contratar os serviços dele. É o momento em que tudo começa a dar errado para o garoto. 

"Parabéns, adorador do oculto! Siga precisamente as instruções para evocar o seu fantasma guardião." (pág. 65)

Há de se observar que o Rafa é um garoto ingênuo e inocente e que pra ele, seus problemas estavam sendo resolvidos. Assim que o tal guardião aparece, pede ao garoto que lhe dê sete nomes de sete inimigos e assim ele faz. Claro que não vou dizer aqui quais são os nomes que ele fala para o coisa ruim kkkkkkkkkkkkkkkk.

" - Ficarei sete dias, preciso de sete nomes para providenciar sua proteção." (pág. 70)

Só depois que as primeiras mortes começam a acontecer é que o Rafa se dá conta do tamanho do problema em que se meteu! Mas aí já é tarde demais e ele tem que arcar com as consequências de suas ações. 

A trama toda é muito bem amarrada e somos colocados sob o ponto de vistas de outros personagens além do Rafael. Aquele suspense e o frio na barriga se mantém do início ao fim e me vi devorando o livro em apenas dois dias! 
O tema tratado também me deixou muito feliz, pois o bullying é uma coisa séria que vem crescendo cada dia mais e silenciando crianças e adolescentes no mundo inteiro. É preciso tratar do assunto e o Vianco trouxe um debate importantíssimo: a negligência da família que ocorre em alguns desses casos. Muitos pais simplesmente não acreditam nos filhos, acham que é exagero e tal. Mas veja a que ponto o Rafa chegou pra conseguir se sentir seguro: contratar uma entidade do lado de lá! 
Enfim, passageiros, a viagem por essa obra valeu muito a pena e eu recomendo para todos os amantes de um bom suspense e terror. 

E vocês, já leram o Estrela da Manhã? Já se sentiram como o Rafa? 
Deixa o seu comentário aí embaixo e vamos problematizar! 

Um beijo e um queijo! E até a próxima!

10 comentários:

  1. Estou com esse livro aqui para ler, ainda tive a oportunidade de conhecer o autor. Em breve vou ler <3

    Beijos
    http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei a leitura!! Realmente recomendo. Vou acompanhar sua leitura pra saber sua opinião =D

      Seguindo <3

      Excluir
  2. eu nunca li nada de terror mais esse livro me chamou atenção quem sabe pego pra ler :)

    bjss
    https://estantedasara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pq gosto muito de terror, mas recomendo demais o Estrela da Manhã. Apesar do teor sombrio, ele carrega lições muito bacanas!

      Excluir
  3. Olá, como vai?
    Eu amei saber desse livro, eu gosto muito do André Vianco. Li Os Sete, Sétimo e Bento e adorei ter lido todos, é muito bom ter um autor nacional que escreva tão bem sobre esse mundo sobrenatural.
    Parabéns pela resenha despertou em mim o interesse de ir atrás desse livro.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saga dos Sete é incrível né??!! Uma das melhores séries que já li! Tenho certeza que você vai adorar o Estrela da Manhã também! *-*

      Excluir
  4. Oi, Dayanne!
    Apesar dos elogios realmente frequentes, inclusive os seus, os livros do André Vianco continuam não me atraindo justamente por essas temáticas mais de terror e suspense. São gêneros que definitivamente passam longe da minha estante, mas para quem curte parece ser uma indicação boa mesmo; sinistra e perigosa, ainda, mas, enfim, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca li nada de Vianco, mas tenho muita vontade de conhecer sua escrita.
    A premissa da obra é bastante interessante, principalmente por abordar o tema bullying. Fiquei curiosa para saber como a história termina. Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu li um livro do Vianco a muito tempo atrás e gostei do estilo de escrita dele. Fiquei mais do que curiosa com a premissa desse livro, até porque acho incrível quando os autores misturam coisas normais e comuns do dia a dia (como o smartphone) com o lado sobrenatural... adorei isso, e mais ainda por ter um assunto importante de ser discutido que é o bullying...
    Não gostei da capa, mesmo assim, o livro entrou na lista!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha vejo que é um livro bem impactante e instigante, com uma temática bem forte. Só li um livro do autor até hoje e já faz um bom tempo, acho que esse seria uma boa pedida pra eu ler por agora.
    Beijo

    ResponderExcluir