sexta-feira, 21 de julho de 2017

Você sabia? - Primeira obra de romance da história foi escrita por uma mulher!



Hello, galera! Óia nois aqui de novo! 

Eu vou e volto aqui no blog dependendo do tempo livre para postagens, mas quem quiser acompanhar meu trabalho mais de perto pode seguir a página do Facebook e o Instagram, que são as redes onde mantenho postagens mais regulares ;) 


Mas hoje vamos falar de um fato histórico na literatura e na luta das mulheres.
Embora hoje muitas autoras tenham ganhado espaço no meio literário, nem sempre foi assim. E observamos que, em alguns gêneros, ainda há certa dificuldade em incentivo e aceitação da participação feminina. 

Porém, dizem que as regras foram feitas para serem quebradas e foi justamente isso que uma mulher chamada Murasaki Shikibu fez! 

Murasaki Shikibu ficou conhecida no ocidente como Lady Murasaki, embora nenhum dos dois seja seu nome verdadeiro, que até hoje permanece desconhecido. Ela viveu no Japão, no período conhecido como Heian, uma época em que as mulheres eram educadas para serem meras "acompanhantes" dos maridos. Por isso, a única literatura permitida a elas eram as novelas e fábulas. 


Lady Murasaki deu origem ao primeiro romance da história nos anos entre 1000 e 1007 d.C, intitulado Genji Monogatari, ou A história dos Genji. O obra retrata a vida de um príncipe que procura por sabedoria e acaba encontrando vários amores no meio do caminho. O livro é considerado um marco mundial e já conferiu à autora o título de um dos maiores gênios da literatura. 

Bom, por hoje vou ficando por aqui e espero que tenham gostado tanto quanto eu de conhecer um pouquinho mais da história das mulheres no mundo literário! 

Um beijo e um queijo! Até mais! 

Day Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário