domingo, 12 de fevereiro de 2017

Antologia Valquírias e o empoderamento das mulheres na literatura


Namastê, honoráveis passageiros! 
Nesse domingo chuvoso, trago para vocês um post a respeito do empoderamento feminino na literatura. 
Recentemente participei da Antologia Valquírias, organizada pela Fernanda Castro e pela Márcia Dantas, e publicada pela Darda Editora. O projeto da antologia Valquírias era justamente dar voz as mulheres tanto do lado de dentro da ficção, como protagonistas, quanto do lado de fora, como autoras. 


É fato que muitos dos gêneros literários, principalmente a fantasia, ainda são dominados pela figura masculina ou mesmo pela representação feminina masculinizada. Podemos observar isso nas obras mais distintas, como Game Of Thrones, O Senhor do Anéis, Eragon e tantas outras. Claro que não podemos generalizar, mas na grande maioria, sempre temos uma figura masculina salvando o mundo. 
A questão aqui não se trata de qual é melhor ou pior. Não é uma guerra de gêneros. Pelo contrário. Trata-se de que o espaço está se expandindo para todos. O protagonismo feminino tem alcançado cada vez mais autores e o mercado tem se mostrado bastante receptivo. Há um movimento acontecendo por trás das linhas literárias: o empoderamento das mulheres na literatura.
As Valquírias são um claro exemplo disso. 


Vinte autoras reunidas em um universo fantástico, mostrando seu talento e pincelando as páginas com aventuras épicas envolvendo bruxas, sacerdotisas, mulheres-lobo e uma infinidade de criaturas mitológicas. 
Com personagens femininas fortes e marcantes, elas revelam o potencial de uma boa narrativa. Das pontas dos dedos até o papel impresso, percorreram uma  longa e árdua jornada. Mas venceram os desafios encontrados, internos e externos. 
Elas tem um recado para o mundo. Criadoras e criaturas. E estão dizendo isso em alto e bom som! 
"Chegamos para ficar"

Me orgulho imensamente por fazer parte desse projeto incrível!



Para aqueles que se interessarem em adquirir um exemplar da antologia, basta acessar o site da Darda Editora, clicando AQUI.

Espero que cada vez mais possamos reconhecer nomes femininos fazendo sucesso no mercado literário nacional! 



Por hoje é só, passageiros! 

Um beijo e um queijo! E até mais!



38 comentários:

  1. Nossa, que legal a proposta desse livro!!! Adorei. Vou com certeza pesquisar mais a respeito.
    ateoriadaslaranjas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Foi um projeto bem legal e diferente mesmo! Eu ameei! <3

      Excluir
  2. É otimo que voce apresente opção de "henorinas" porque como voce disse a maioria é protagonizado por homens,e se é mulher é uma masculinizada ou sexualizada.Obrigada pela indicação,irei procurar ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tem sempre essa questão por trás das grandes sagas. Mas o cenário está mudando e estamos conquistando cada vez mais espaço nesses gêneros mais "masculinizados"

      Excluir
  3. Olá, Dayanne.
    Já comecei gostando em ver o nome da autora Marcia Dantas, adoro ela.
    Parabéns por fazer parte de uma antologia que parece ser maravilhosa. Fiquei curiosa a respeito do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Márcia é super talentosa mesmo! E um amor de pessoa <3
      Todas as autoras são incríveis e não falo só por falar não hahaha.
      Que bom que gostou! Vale a pena conhecer =D

      Excluir
  4. Que demais esse projeto! Acho muito bacana quando criam algo pra dar visibilidade a mulheres. O que você falou no começo do post sobre a fantasia ser dominada por homens é bem real, a propria J.K Rowling meio que "sofreu" isso, pq logo que ela lançou o primeiro livro de HP a editora pediu pra que ela usasse só as iniciais do seu nome pra não acharem que ela era uma mulher, pq os garotos não iam querer comprar um livro escrito por uma mulher, ainda bem que hoje ela tá ai e provou que as mulheres são tão boas em escrever fantasia sim!

    Parabéns pelo projeto

    Abraços

    Não sou lá muito fã de romances, mas a sinopse desse livro foi uma coisa tão gostosa de se ler, se os contos deles forem nesse estilo, tai um livro romantico que terei prazer em ler hein.

    Abraços

    http://bit.ly/DesconstruindoV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Erick. O exemplo da J.K foi muito bem colocado. Em pleno século XXI ainda vemos esse tipo de coisas... É preciso fazer algo para mudar mesmo.
      Fico muito feliz por seu interesse e pelo comentário! Eu recomendo e acho que você vai gostar bastante!
      Bjoos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro e até mesmo anotei o nome dele. Gostei muito do enredo, mais o que mais me chamou atenção foi o fato de serem escritos por mulheres e ter personagens principais femininas também.
    Achei um máximo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que bom saber que nossas Valquírias estão ganhando o mundo!!! <3
      Autoras e personagens se juntaram e transformaram essa antologia em uma obra épica!! Super recomendo!
      Bjooo lindaaa!

      Excluir
  6. Parabéns aos envolvidos no projeto! Acho divino apoiar e incentivar o empoderamento feminino na literatura, porque mesmo na época em que vivemos a figura masculina ainda é o foco central.
    Vou anotar a dica! Muito sucesso! ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Ana Paula! Ainda nos dias de hoje temos que ir atrás do nosso espaço e as Valquírias chegaram para reforçar esse movimento!

      Obrigado pelo comentário, linda!!!
      Bjinhos!!

      Excluir
  7. Oi Dayanne.

    O projeto parece ser maravilhoso e incentivador.O livro abordar o empoderamento feminino na literatura é importante para valorizar o feminismo. Precisamos de personagens femininas fortes e marcantes, que mostram o potencial. Dica anotada, estou bem curiosa pelo livro.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como precisamos, Kênia! A presença das mulheres há muito deixou de ser apenas para fazer par romântico com o protagonista. Nós também temos voz e estamos dizendo isso ao mundo!!
      Obrigado pelo comentário lindo e por seu interesse!! Recomendo muito!

      Bjinhos flor!!

      Excluir
  8. Olá!
    Se eu tivesse ouvido falar da antologia quando saiu as inscrições eu teria participado! Acho muito importante esta questão do empoderamento feminino, eu também sou escritora e minhas histórias são marcadas com personagens femininas fortes e independentes. Aliás, nos meus livros tem mais mulheres que homens kkkkk

    Parabéns por ter participado!
    Desejo muito sucesso.

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Géssica, que pena mesmo que vc não soube! Mas não se preocupe, creio que novos projetos assim virão e pode ter certeza que entrarei em contato com voce!
      Autoras unidas no empoderamento feminino!!! Uhuuuuu!!!
      Obrigado pelo comentário e apoio, linda!

      Bjoooos

      Excluir
  9. Eu amo, amo mesmo isso! Adoro fantasia e mais ainda quando o personagem feminino se destaca e se difere! Anotei a dica aqui, pois pretendo procurar o livro para ler e quero deixar também a indicação de outro livro que se enquadra no aspecto: O Segredo das Runas - A Escolha de uma Valquíria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwn!!! Que lindo!!! Eu tenho certeza que você vai amar e eu já anotei sua sugestão aqui também!! Quem sabe logo logo ela aparece aqui no blog!!! Uhuuuu!
      Obrigado pelo comentário!

      Bjooooos

      Excluir
  10. Genial essa proposta!
    Apesar de haver muitas autoras mulheres no mundo, sempre os "clássicos" e mais "importantes" são homens..
    Então acho digníssima a proposta desse livro!

    Beijos
    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Que ideia interessante, quem sabe colocando dessa forma as mulheres se interessam em ler fantasia, existe muito livro do gênero escrito por mulheres, Marion Zimmer Bradlaye trata questões femininas desde 1983, mas parece que as mulheres não gostam muito de fantasia, quando falo do gênero lá no blog normalmente é isso que eu escuto.
    Eu espero que seu livro seja um sucesso e que desperte o gosto pela fantasia que eu tanto amo.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pela antologia, a capa ficou linda. Ainda temos muito que avançar quanto a produção literária por mulheres tanto como as mulheres são retratadas, ainda carecemos de mais representatividade.

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Quase participei desta antologia, mas já estava participando de outra, e eu sempre me proíbo de participar de mais de uma por ano...haha' Parabéns pela publicação :)
    É bem difícil encontrar mesmo uma história onde a protagonista de fantasia ou ação seja feminina. Mais difícil ainda que a história não tenha um romance com um personagem masculino ou que nada gire em torno disso. Estou curiosa para ler esse livro :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Amei a antologia, de verdade, me interessou muito! E você tem razão, antes os homens eram muito mais vistos salvando o mundo, agora a mulheres estão conquistando esse espaço é isso é incrível, adoro!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada semelhante confesso. Não consigo me conquistar. Porém adorei sua resenha. Fiquei um tanto curiosa para me arriscar na leitura. Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Adoro como o empoderamento feminino vem ganhando força no mercado literário hoje em dia. Estou cansada de sempre ler sobre aquelas mocinhas que ficam à espera do boy magia para salvá-las, por que não se salvar sozinha? Não conhecia o projeto, mas desejo muito sucesso e estou curiosa para conhecê-lo melhor.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    EU ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa.
    Valquirias Antologia tem jeito de ser bem interessante, e gosto de saber mais sobre o empoderamento feminino.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    MUITO BACANA a proposta e o resultado final desse projeto!
    Achei interessante uma antologia só com mulheres e acho que é bacana falar sobre o empoderamento feminino.
    Gostei bastante e sucesso!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante a temática e a proposta do projeto, mais ainda. Empoderamento feminino está em alta hoje em dia e devemos aproveitar isso.

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. É isso aí! Que projeto sensacional! Que esse empoderamento feminino continue ganhando força e espaço na literatura!!

    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não conhecia esse projeto, mas amei!!! Uma bela forma de empoderar, através da contação de histórias!Sucesso e espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Confesso que gostei bastante da capa do livro, até acho interessante livros de antologia, mas não são minha praia, não consigo me apegar, acho que não dá tempo sabe hahahahah, mas achei a premissa muito interessante, sua resenha me deixou curiosa, confesso. Parabéns flor pela participação ;<3

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Que excelente proposta esse livro traz! Com certeza uma bela forma de trazer à tona um assunto tão relevante como esse e de uma forma tão leve e atrativa. A edição ficou linda, parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Muito bacana o projeto!
    Já há algum tempo vemos mulheres fortes na literatura, tanto como personagem como as próprias autoras.
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Amei a proposta do livro e acho realmente importante falar sobre o empoderamento feminino também através da literatura. Sucesso no projeto.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Realmente não vemos muitas escritoras com histórias de fantasia. Gostei de saber que existe uma antologia só de escritoras com histórias de fantasia, fiquei curiosa para saber como as histórias foram criadas e desenvolvidas.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Eu simplesmente adorei esse projeto! Acho super importante esse empoderamento feminino, e com certeza irei adquirir os livros.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu adorei a ideia dessa antologia! Gosto muito desse assunto de empoderamento feminino e feminismo, então essa obra é super importante nesse momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu solicitei esse livro a Darda e não vejo hora dele chegar. Acho legal realmente as mulheres terem seu espaço no gênero, que e realmente ainda é muito dominado pelos homens. Acho que algumas autoras colocaram na cabeça que mulher só escreve romance.

    ResponderExcluir